Essa é uma das maiores dúvidas e desejos de todo consumidor: como ter um produto ou serviço de qualidade e ainda pagar pouco por ele? O seguro barato realmente existe?
Um seguro, seja ele de qualquer tipo, possui valor único para cada segurado por conta das variações de perfil, coberturas, assistências, beneficiários e condições diferentes. Portanto, não é correto dizer que carro X ou Y têm os seguros mais baratos do mercado, o que é possível fazer é determinar aspectos para tornar a contratação mais em conta.
Alinhar o perfil do segurado, as coberturas ideais e características automotivas positivas é a chave para conseguir um seguro mais barato.
As características do segurado são primordiais para determinar o preço da contratação: idade, estado civil, histórico de sinistros, região que circula com o veículo, se tem garagem ou não na residência, entre outros. Esses aspectos são analisados pela seguradora para calcular o risco, ou seja, qual é a probabilidade de um sinistro acontecer com essa pessoa?
Risco é o acontecimento que traz prejuízo ao segurado, os seguros existem justamente por causa deles. E, todos os dias, estamos sujeitos a todo tipo de risco, desde sofrer um acidente, ser assaltado, quebrar o celular ou até ir à falência.
Quais seriam as características automotivas positivas?
- Ano do veículo ser recente;
- Baixa quilometragem;
- Baixa média de rodagem por mês;
- Custo baixo de manutenção;
- Dispositivos de segurança como alarmes e travas.
Coberturas necessárias
Ao contratar o seguro para seu carro ou qualquer outro bem, é preciso atentar-se às necessidades do seu dia-a-dia, por exemplo: você viaja muito e precisa ter quilometragem ilimitada para chamar o guincho? O veículo anda próximo de áreas com alagamento?
Contratar coberturas desnecessárias pode encarecer o produto e você vai acabar não aproveitando totalmente os benefícios. Deixar de incluir coberturas importantes é ainda pior, pois pode até sair mais barato no momento, mas trazer prejuízos futuramente.
Clique aqui para ler mais sobre coberturas e assistências.

O que encarece meu seguro?
Alterações estruturais
Carros, tunados, rebaixados, rodas com aros menores ou maiores, alterações no sistema de som e amortecimento.
Carros visados para roubo e furto
Alguns modelos são alvos comuns de criminosos e possuem alto Índice de Veículos Roubados. As seguradoras consideram esse risco na hora de calcular o prêmio do seguro, então quanto mais visado seu carro for, mais caro vai ser o seguro e vice-versa.
O portal da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), divulgou os modelos de veículos com os melhores preços de seguro. Entre eles, estão:
- Renault Kwid;
- Ford Ka;
- Renault Sandero;
- Fiat Argo;
- Toyota Etios Sedan.
Ser um motorista imprudente
Dirigir sem cuidado coloca em risco você mesmo, outros motoristas, passageiros, pedestres. Adotar a direção ofensiva, além da segurança, proporciona condições melhores na hora de contratar um seguro. Muitos históricos de sinistro são considerados pelas seguradoras como um risco.